A WGA pode ter acabado de fechar o acordo para quebrar a paralisação da indústria.
O otimismo para um acordo era alto no início desta semana, com uma declaração conjunta da WGA e da AMPTP comprometendo ambas as partes a resolver a disputa. De acordo com Variety, um dos pontos finais da negociação dizia respeito ao uso controverso da IA generativa.
Embora pedindo moderação, uma carta comemorativa compartilhada com os membros do WGA dizia: “Chegamos a um acordo provisório sobre um novo MBA (Acordo Mínimo Básico) de 2023, ou seja, um acordo de princípio em todos os pontos do acordo, sujeito à elaboração do contrato final linguagem.”
A carta agradecia aos membros pela sua “disposição para exercer o seu poder, demonstrar a sua solidariedade e suportar a dor e a incerteza” de uma das mais longas disputas laborais do WGA na história. “Podemos dizer, com grande orgulho”, continua a declaração, “que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores da associação”.
As próximas etapas, conforme descrito na carta, serão aprimorar a linguagem legal do contrato e assinar o Memorando conforme a AMPTP, antes que a aprovação dos membros seniores WGA West e WGA East possam ver os membros votarem no acordo. A carta enfatizava a paciência e abordava os falsos rumores que ameaçavam a influência do WGA.
As sugestões de que a AMPTP tinha apresentado a sua “melhor e última oferta” foram apresentadas já em 23 de setembro. Nos dois dias seguintes, parece que algumas dessas exigências acabaram por ser rejeitadas.
Substituindo a visão dos piquetes dos escritores mais conhecidos e os esforços inovadores dos membros para garantir um acordo, os talk shows podem ser os primeiros a retornar sem atores. A carta do WGA suspende os piquetes baseados no WGA, mas apela a que os esforços sejam redireccionados para o SAG-AFTRA.
Com muitos pontos de negociação semelhantes aos do WGA, há esperança de que a disputa entre os intervenientes do SAG-AFTRA possa ser resolvida mais cedo ou mais tarde.
Apesar disso, a ameaça de uma disputa de mídia interativa SAG-AFTRA é grande, afetando não apenas os dubladores, mas também o trabalho de captura de desempenho em jogos. O maior ponto de discórdia continua sendo a IA generativa.
Os trabalhadores de efeitos visuais da Marvel e da Disney também indicaram o desejo de se sindicalizar com uma possível greve prevista. Embora o acordo WGA seja descrito como “excepcional”, a indústria em geral ainda está atolada num impasse.
Fonte: Variety