Dentro da vasta magnitude da exploração espacial em Starfield, existem mais de 1.000 planetas para descobrir e explorar em uma grande aventura de mundo aberto ou galáxia aberta.
Em todos os sistemas estelares, há surpreendentemente poucas cidades onde grupos de pessoas se reuniram, e grande parte da civilização parece ter dado um passo atrás em alguns aspectos.
Mesmo a falta de bons mapas para as quatro principais cidades é uma decepção frustrante que pode deixar alguns a perguntar-se o que aconteceu à actual dependência da humanidade em software de navegação e programas de mapas, mas mesmo isso é apenas uma pequena parte de um problema maior.
Starfield é um dos maiores jogos de mundo aberto de todos os tempos, com seus planetas gerados processualmente e seu foco em permitir aos jogadores a capacidade de explorar a área quase ilimitada do próprio espaço.
Ao longo da história principal do jogo, a história do que aconteceu com a Terra e o passado misterioso e abrangente da própria humanidade tornam-se uma grande parte da tradição.
O jogo tem diferentes Facções para a sua população, incluindo muitas pessoas que parecem desconfiar dos outros, o que pode dar uma sensação geral de frieza a esta existência muitas vezes hostil.
Quer isso seja parte da razão ou não, Starfield fez com que a humanidade se espalhasse incrivelmente por toda a galáxia.
Nenhum dos planetas em Starfield tem mais de uma cidade importante
Na realidade atual de Starfield, há muitos problemas devido à superpopulação e raramente as cidades estão muito distantes umas das outras.
Em 2023, mesmo em estados mais áridos como o Alasca, ainda existem várias vilas e cidades importantes pontilhando “A Última Fronteira”.
Em Starfield, é compreensível que existam muitas áreas que não sejam muito povoadas, especialmente depois da destruição da Terra e da perda de muitas pessoas, mas o facto de não existirem realmente áreas densamente povoadas não é lógico.
Tendo um planeta inteiro que é um importante centro para a civilização, mas apenas uma cidade localizada em toda a superfície do planeta, quebra a imersão à medida que as questões surgem.
Na verdade, existem apenas quatro grandes cidades em Starfield e nenhum deles é incrivelmente grande o suficiente para cobrir a superfície de um planeta como Coruscant fez em Star Wars.
São cidades grandes, mas ainda seria lógico que poderia haver mais de uma cidade, vila ou mesmo pequenas aldeias próximas a elas no mesmo planeta.
Parece improvável que nenhum filho adulto tenha querido sair da cidade dos seus pais sem partir para um planeta totalmente diferente, ou que não existam outras áreas num planeta inteiro que possam funcionar para a agricultura ou recolha de recursos que as pessoas possam ter.
A humanidade está espalhada além da compreensão
Com muitos planetas oferecendo uma perspectiva de existência habitável e a capacidade de viajar rapidamente entre esses planetas, existe o argumento de que a humanidade gostaria de se espalhar e dar espaço uns aos outros para chamarem de seu.
Ainda assim, dentro de Starfield, parece que a humanidade pode estar espalhada a níveis incompreensíveis.
Nem todas as pessoas gostariam de deixar a sua família e amigos e ficar sozinhas e, particularmente com as preocupações de segurança em mundos estrangeiros, a humanidade gostaria de se agrupar para sobreviver.
Adicionar mais cidades em um planeta pode adicionar possibilidades interessantes de missões para Starfield
Múltiplas cidades em um planeta acrescentariam mais oportunidades de missões e pontos de virada de Starfield para explorar também.
Quer se trate de cidades mais pequenas que enfrentam conflitos entre si sobre os direitos a determinados recursos.
Ou de rotas comerciais de uma grande cidade para as aldeias vizinhas, poderá haver muitas possibilidades de Starfield para examinar mais a tradição de como a humanidade evoluiu ou regrediu devido à calamidade que ocorreu com a destruição da Terra.
Conflitos políticos em relação às decisões de um planeta de não acabar em uma situação como a da Terra, ou em relação ao compartilhamento da lua, ou de zonas de voo para viagens espaciais, podem introduzir muitas ideias e missões para os jogadores desfrutarem.
Conflitos legais e direitos à terra parecem fazer parte da questão
Uma possível explicação para não haver mais de uma cidade no planeta é revelada durante uma das missões em Starfield, o que aponta para o conflito jurídico e os direitos à terra como um fator.
Ao discutir a situação dos colonos do USS Constant com os membros do conselho do Paradiso, a sugestão de que os colonos se estabelecessem no lado oposto do planeta foi rapidamente descartada.
Os membros do conselho afirmaram que têm direitos sobre todo o planeta de Porrima II. Embora esta possa ser uma situação única, já que o resort de luxo Paradiso não quer ninguém por perto, é provavelmente uma tendência legal comum a todos os planetas.
Bilhões de pessoas em Starfield Morreu antes de deixar a Terra
Embora tenha havido uma evacuação oficial da Terra, milhares de milhões de pessoas ainda estavam perdidas em 2203, quando a atmosfera da Terra foi perdida.
Até mesmo algumas espécies, como galinhas e cavalos, foram extintas nessa época. No ano 2330, quando Starfield acontecer, as numerosas pessoas que foram evacuadas teriam quase 100 anos para continuar a aumentar a população novamente.
A vastidão da galáxia com tantos planetas para explorar poderia espalhar a civilização, mas provavelmente ainda haveria muitos que gostariam de permanecer mais perto de suas famílias e amigos.
Provavelmente, muitos detalhes técnicos entraram na decisão dos desenvolvedores de fazer planetas em Starfield têm populações globais tão baixas.
No entanto, isto ainda pode eliminar a imersão, pois parece improvável que New Atlantis, a capital da UC, seja a única cidade em Jemison.
A futura DLC pode incluir áreas mais densamente povoadas ou o crescimento atual à medida que a humanidade começa a se espalhar, mas atualmente isso parece uma omissão flagrante em Starfield isso simplesmente não faz sentido.