Para qualquer leitor ávido, mergulhar em um novo livro é uma experiência esclarecedora como nenhuma outra.
Por mais tempo que o livro dure, o leitor entra no mundo do autor, retratando os personagens como ele os imagina e apoiando-os nos bons e maus momentos enquanto enfrentam os muitos obstáculos em sua jornada até o final da história.
Terminar um livro que gostamos muito nos deixa satisfeitos e nostálgicos, criando um pequeno vazio em nossos corações que só restaura nossas esperanças de nos reconectarmos com a história e seus personagens quando uma adaptação cinematográfica ou televisiva do livro for anunciada.
Com o tempo, muitos livros chegaram às telas de cinema, apresentando histórias de todos os tipos a um público ainda mais amplo.
Assim, foram lançadas adaptações de livros infantis, comédias e até livros de autoajuda e, embora muitos deles tenham conseguido se transformar em produções tão aclamadas quanto a peça original, outros atrapalharam e decepcionaram completamente os fãs.
Netflix tratou o público com muitas adaptações de livros ao longo dos anos. Aqui está uma retrospectiva de 10 dos melhores.
10 – O Dia do Sim (2021)
Uma mãe e um pai que costumam dizer não decidem dizer sim aos pedidos mais loucos de seus filhos com algumas regras básicas em um dia agitado de diversão e aventura. Estrelado por Jennifer Garner e Jenna Ortega.
A comédia familiar de 2021, O Dia Do Sim, apresenta Allison e Carlos, um casal que costumava ser aventureiro, mas com o passar dos anos tornou-se excessivamente protetor com os filhos.
Num esforço para unir a família, eles decidem presentear os filhos com um “dia do sim”, uma janela de 24 horas durante a qual não podem recusar nada que as crianças peçam, embarcando numa aventura de proporções épicas.
O que o torna ótimo
Este filme é baseado no livro infantil de Amy Krouse Rosenthal e Tom Lichtenheld e, de fato, entrou em produção seguindo a tradição de sua estrela Jennifer Garner de celebrar os “dias do sim” com seus próprios filhos.
É um filme divertido para toda a família curtir; além disso, incentiva todos a abraçar uma tradição adorável que certamente trará ótimas lembranças.
9 O Diabo de Cada Dia (2020)
O Diabo de Cada Dia é baseado no romance de Donald Ray Pollock e auxiliado por atuações excepcionais de Tom Holland, Bill Skarsgård, Sebastian Stan e Mia Wasikowska.
Segue um grupo de pessoas de Ohio, cujas histórias sombrias se entrelaçam ao longo das décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial.
O que o torna ótimo
Embora este filme de 2020 tenha recebido críticas mistas da crítica, é uma produção que vale a pena por vários motivos.
A adaptação preserva a essência da obra original, introduzindo uma história emocionante que deixa você na ponta da cadeira do início ao fim e, ainda por cima, apresenta performances incríveis de alguns dos atores mais populares da indústria atual. .
8 – Moxie (2021)
Inspirada pelo passado rebelde de sua mãe e por uma nova amiga confiante, uma tímida jovem de 16 anos publica um zine anônimo denunciando o sexismo em sua escola. Dirigido por Amy Poehler.
Cansada das disparidades de género na sua escola e tendo de lidar com o bullying e o assédio dos seus colegas, Vivian, de 16 anos, inspira-se no passado rebelde da sua mãe para distribuir um zine feminista na instituição que irá inesperadamente iniciar uma revolução.
Esse é o enredo de Moxie , o filme de 2021 de Amy Poehler baseado no romance para jovens adultos de mesmo nome de Jennifer Mathieu.
O que o torna ótimo
Apresentando um elenco muito mais diversificado do que o trabalho original, Moxie faz um ótimo trabalho traduzindo a história de Mathieu para o cinema de uma forma divertida, mas responsável.
Aderindo à mensagem fortalecedora do romance e ao mesmo tempo fazendo algumas mudanças ao longo do caminho, como a decisão de apresentar uma diretora de escola feminina em vez de um diretor masculino, para exemplificar isso o sexismo não se restringe apenas ao gênero masculino.
7 – A Barraca do Beijo (2018)
A barraca do beijo chegou à Netflix em 2018, e a recepção dos fãs foi tão impressionante que estimulou o desenvolvimento de duas sequências quase imediatamente.
Este filme de Vince Marcello é estrelado por Joey King, Jacob Elordi e Joel Courtney, e segue Elle, uma adolescente tímida que se apaixona pelo irmão mais velho de seu melhor amigo, Lee, o que coloca sua amizade em risco.
O que o torna ótimo
Beth Reekles escreveu A Barraca do Beijo quando adolescente porque queria ler um romance sobre um romance adolescente normal, do tipo com o qual qualquer pessoa da idade dela pudesse se identificar.
Foi exatamente isso que fez de seu livro – e do filme, aliás – um sucesso absoluto de público: a adaptação da Netflix consegue transmitir a essência do trabalho de Reekles, ao mesmo tempo que atrai um público maduro com referências a produções de comédia romântica e estrelas de as décadas de 1980 e 1990.
6 – A Velha Guarda (2020)
2020 marcou a estreia de A Velha Guarda, um filme de Gina Prince-Bythewood escrito por Greg Rucka e inspirado em sua história em quadrinhos de mesmo nome.
Esta produção, estrelada por Charlize Theron, segue um grupo de mercenários imortais que partem em uma caçada humana quando alguém ameaça revelar seu segredo mais bem guardado.
O que o torna ótimo
Envolver de alguma forma o autor do livro original em uma adaptação cinematográfica é sempre uma boa ideia, e A velha guarda não é exceção a esta regra.
O filme conseguiu presentear o público com cenas tão emocionantes quanto as dos quadrinhos, ao mesmo tempo que apresentava atuações brilhantes que realçaram ainda mais a história.
5 – O Menino que Descobriu o Vento (2019)
O Menino que Descobriu o Vento marcou a estreia na direção de Chiwetel Ejiofor com um estrondo em 2019, ao trazer as memórias de William Kamkwamba para a tela prateada.
Esta aclamada produção apresenta William, um menino malauiano com talento para eletrônica que, ao ser expulso da escola por motivos financeiros, decide construir um moinho de vento para salvar sua família e comunidade da fome.
O que o torna ótimo
Este filme de 2019 desperta tantos sentimentos quanto o livro que o inspirou e conseguiu receber ótimas críticas da crítica por, entre muitas coisas, apresentar uma história dramática.
Que mantém você envolvido e ao mesmo tempo presta atenção ao contexto cultural e sócio-político do. cidade em que ocorre.
4 – O Jogo Perigoso (2017)
Netflix
Auxiliado pelas performances de alguns de seus colaboradores mais frequentes, Mike Flanagan adaptou com sucesso O Jogo Perigoso um romance de Stephen King que por muito tempo foi considerado impossível de ser filmado (por Mistura de cinema).
Segue-se um casal em uma fuga para uma remota casa no lago, buscando reacender sua paixão, mas o destino tem algo mais planejado para eles e deixa a mulher sem escolha a não ser descobrir uma maneira de sobreviver depois que o homem falece repentinamente, deixando-a algemada na cama.
O que o torna ótimo
Flanagan é um ávido fã do trabalho de King e procurou por muitos anos se adaptar O Jogo Perigoso e filmar.
Sua paixão e determinação em tratar o conteúdo do escritor com respeito garantiram que seu filme não apenas capturasse a essência da obra original, apesar das alterações feitas, mas também se tornasse um sucesso absoluto de público.
3 – Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi (2017)
Em 2017, Dee Rees assumiu o comando da Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi, a adaptação cinematográfica do romance de Hillary Jordan que recebeu, entre outros elogios, quatro indicações ao Oscar.
Este drama histórico segue uma família branca e uma negra em uma cidade rural racista do Mississippi, cujas vidas se entrelaçam depois que seus filhos retornam da Segunda Guerra Mundial e iniciam uma amizade.
O que o torna ótimo
Existem várias razões pelas quais se tornou-se uma produção tão aclamada. Muito disso decorre da capacidade de Rees de se manter o mais próximo possível da obra original.
Algo que desencadeou no público emoções muito semelhantes às que sentiram ao ler o livro. Além de tudo isso, o filme conta com um elenco sensacional que faz um ótimo trabalho dando vida aos personagens de Jordan.
2 -Para Todos os Garotos que Já Amei (2018)
Para todos os garotos que já amei é outro romance popular para jovens adultos que recebeu sua adaptação cinematográfica via Netflix.
É dirigido por Susan Johnson baseado no livro de Jenny Han e segue Lara Jean, uma adolescente cuja vida vira de cabeça para baixo depois que suas cartas de amor secretas chegam às mãos de suas paixões.
O que o torna ótimo
Este filme, estrelado por Lana Condor, é um excelente exemplo de excelente adaptação de um livro. Seus cineastas tiveram sucesso na seleção dos enredos a serem retratados no filme.
Focando na jornada do personagem principal e apresentando personagens coadjuvantes semelhantes aos do livro, mas refinados. Esses detalhes fizeram do filme um sucesso estrondoso que mais tarde foi seguido por duas sequências.
1 – O Irlandês (2019)
Completando esta lista está O Irlandês, um dos filmes mais recentes da carreira de Martin Scorsese. Este filme, baseado no livro de Charles Brandt.
Estrelado por Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci, e segue a vida e carreira de Frank Sheeran, um veterano de guerra que virou assassino de aluguel que trabalhou com alguns dos jogadores mais poderosos do crime organizado.
O que o torna ótimo
Com Scorsese no comando e apresentando um elenco tão sublime, era quase impossível O irlandês fazer qualquer coisa, menos se tornar uma das maiores produções contemporâneas.
Este filme de 2019 recebeu grande aclamação e muitos elogios, incluindo uma indicação ao Oscar para Steven Zaillian por seu roteiro, que conseguiu manter a peça original mesmo tomando algumas liberdades criativas.