É hora de libertar a fera. A força ocupa um lugar peculiar em Baldur’s Gate 3. Ela pode ser substituída por outros valores de habilidade, especialmente se você quiser que seu personagem seja mais versátil.
Ainda assim, é a melhor opção para alto dano entre personagens marciais que conseguem manter danos consistentes, ao contrário dos feitiços, que podem ser mais poderosos, mas consumirão recursos como slots de feitiços.
Se o seu objetivo é fazer um personagem que permaneça na linha de frente, enlouquecendo com sua arma e recebendo os golpes em vez dos conjuradores do grupo, Força é um valor de habilidade maravilhoso para você se concentrar.
5 – Escolha uma classe que se destaque com força
Tudo começa com a criação do personagem. Você tem seis classes definidas como marciais: Bárbaros, Lutadores, Ladinos, Paladinos, Rangers e Monges.
Ladinos e Monges têm muitos recursos que dependem de Destreza, então vamos removê-los de nossa conversa.
Rangers podem trabalhar com Força, mas suas construções tendem a combinar com Destreza também, deixando Bárbaros, Lutadores e Paladinos como as escolhas finais.
Os bárbaros têm mais facilidade em manter danos consistentes em cada ataque, especialmente com os talentos adequados. Lutadores e Paladinos podem atingir o mesmo nível de dano, mas podem errar seus ataques com mais frequência por não possuírem Ataque Imprudente.
Ainda assim, os Lutadores – especialmente os Mestres de Batalha – brilham por serem capazes de causar mais efeitos no oponente com golpes e evitar danos, enquanto os Paladinos podem usar slots de magia para fazer com que um determinado golpe acerte com mais força, sendo capazes até de derrubar um chefe em um ou mais golpes.
Você também pode usar essas opções em multiclasse: Uma multiclasse de Combatente Bárbaro é bastante mortal!
4 – Escolha uma corrida que combine com a classe
Temos notícias tristes para os Lutadores Humanos: eles não são uma boa escolha para essas construções.
Suas características raciais consistem em grande parte na proficiência em armas e armaduras, e você obterá tudo isso simplesmente obtendo uma das classes que mencionamos acima. Os humanos são bons feiticeiros aqui. A primeira boa opção seriam os Anões, especificamente os Anões Dourados ou Duergar.
Os Anões Dourados lhe darão saúde extra conforme você sobe de nível, sendo uma opção de tanque decente, enquanto os Duergar podem aumentar seu tamanho e causar mais danos, eles também podem ficar invisíveis, o que não tem relação, mas é útil.
Ambos ganham resistência ao veneno, o que é sempre benéfico para personagens que permanecem na linha de frente.
Dragonborns não são a melhor raça no geral, mas você tem um bom controle de qual resistência obterá, o que os torna outra boa opção.
Em contraste, os Tieflings são Paladinos particularmente bons, pois obtêm resistência ao fogo e feitiços de uso livre que dependem de seu Carisma, e os Paladinos exigirão isso por padrão.
Por último, você tem os Githyanki e os Meio-Orcs. Os Gith não farão com que você bata com mais força ou mais resistência, mas aumentam sua mobilidade, o que pode ser útil, pois personagens baseados em Força precisam alcançar suas vítimas para atacá-las.
Mas nossa principal recomendação é o Meio-Orc, que pode permanecer consciente com um ponto de vida quando sua saúde cai a zero e receber um dado de dano extra sempre que você acertar um acerto crítico, tornando ainda pior uma situação já ruim para seus inimigos.
Ou faça um Halfling, o curinga das raças, pois eles são bons em qualquer classe.
3 – Escolha o equipamento apropriado
Vamos falar sobre armas e armaduras. Os bárbaros não precisam se preocupar com armaduras. Entretanto, eles ainda podem usá-la, e dependendo de seus valores de Destreza e Constituição, pode ser melhor, já que essas habilidades definem sua CA (classe de armadura) para eles.
Quanto aos Lutadores e Paladinos, recomendamos armaduras pesadas, a menos que você encontre alguma armadura mágica leve/média com um benefício excepcional.
Para armas, depende se você deseja equilibrar seu ataque e defesa ou apenas bater o mais forte possível. Uma opção equilibrada seria uma arma de uma mão e um escudo para garantir que você não será atingido com tanta frequência ao atacar os inimigos.
O estilo de luta Duelo ajuda no dano aqui, já que os escudos não contam como armas, permitindo assim que os efeitos do Duelo ocorram.
Você poderia abandonar seu escudo e lutar com duas armas, mas empunhar duas armas não é muito eficiente e você pode usar talentos para fazer ataques melhores com sua ação bônus.
Caso contrário, uma arma de duas mãos é a melhor opção para o dano final, com 2d6 ou um d12 para os dados de dano, e se forem armas mágicas, provavelmente terão um tipo de dano secundário, tornando-as ainda mais fortes.
O estilo de luta com a Grande Arma evitará que seu dano seja muito baixo, mas não faz muita diferença. Em vez disso, você pode obter algo como Defesa para garantir que seu AC não seja tão ruim.
Ainda assim, certifique-se de ter muitos dardos, machados de mão ou qualquer arma com a propriedade Arremessar para que ainda possa usar sua Força para ataques à distância.
Ainda assim, recomendamos que você tenha uma arma de longo alcance equipada, como um arco – não é tão eficiente se sua Destreza for baixa, mas eles não têm munição caso você esteja sem dardos. É melhor do que não fazer nada com sua ação.
2 – Escolha talentos apropriados
Para o dano final, Great Weapon Master ou Polearm Master são ótimas escolhas. Polearm Master permitirá que você ataque sempre com sua ação bônus – embora este ataque não seja tão forte e exija uma arma de haste.
Great Weapon Master permite que você dê um golpe adicional com sua ação bônus quando você mata alguém ou acerta um acerto crítico e aumenta o dano em dez enquanto diminui a chance de acertar em cinco, e você pode anular a penalidade com uma vantagem.
Um lutador de nível 12 pode atacar por vezes com isso, e isso não leva em consideração seu Action Surge ou ser apressado.
Ataques Selvagens aumentam a chance de seus ataques serem altos e se acumulam com testes de Golpear, tornando esse talento uma escolha sólida para Paladinos.
Tavern Brawler também é surpreendentemente bom, pois você pode dobrar seu bônus de Força no dano ao atacar desarmado.
Ataques desarmados usam um ataque direto mais seus bônus em vez de lançar um dado, mas você também pode usar esse bônus com armas improvisadas ou obter um nível de Monge para transformar seus acertos em um d4, ou você pode fazer um Monge baseado em força usando este talento.
Para defesa, recomendamos Heavy Armor Master, Medium Armor Master, Shield Master ou Tough, o que melhor se adapta à sua construção.
Alguns deles também aumentam seus valores de habilidade, o que faz com que o talento também aumente seu dano no processo.
Seu bônus de pontuação de habilidade só muda quando você atinge um número par. Isso significa que não importa se sua Força é 16 ou 17; o bônus será +3 e só aumentará quando atingir 18 -19.
Então, deixe sua Força em 16, equilibrando melhor seus outros valores de habilidade, ou deixe em 17 e obtenha um talento que aumenta sua Força em um, ao mesmo tempo que lhe dá benefícios adicionais.
1 – Alcance uma força de 24
O número máximo que você pode alcançar com qualquer habilidade é 20, o que lhe dá um bônus de +5. Ainda assim, você pode chegar a 24 com sua Força em Baldur’s Gate 3, dando a você um bônus de +7.
No Ato 1, você pode fazer um acordo ou intimidar a bruxa para obter +1 em um valor de habilidade de sua escolha.
Isso é desnecessário porque o máximo é 24, e não 25 (o que não faria diferença de qualquer maneira), tornando +1 inútil.
Ainda assim, você pode chegar a 20 mais rápido usando este benefício ou aumentar outro valor de habilidade que você deixou em um número ímpar.
No Ato 2, você pode conversar com um comerciante de sangue em Moonrise Towers e deixar Astarion interagir com ela, dando-lhe uma poção que aumenta sua Força em dois, e se sua Força já estiver em 20, isso irá aumentá-la para 22 (você pode beba a poção mais tarde).
Finalmente, no Ato 3, a missão de Shadowheart o levará a um espelho que permite aumentar qualquer valor de habilidade em dois ao custo de outro valor de habilidade – mas você pode trapacear aqui e aumentar sua Força para 24 sem sacrificar qualquer outra estatística.
Escolha tudo que encontrar para vender; peso não é um problema.