Baldur’s Gate 3: As maiores escolhas da história principal, explicadas

Baldur's Gate 3 - Imagem dividida das principais escolhas

Baldur’s Gate 3 está cheio de escolhas que você terá que fazer. Esteja você tentando decidir se deve recrutar companheiros ou se deve ficar do lado de uma facção específica, você terá muitas opções.

Algumas das escolhas podem mudar uma pequena parte do jogo, enquanto outras podem fazer uma enorme diferença no jogo. Aqui está uma análise de todas as principais escolhas do jogo, divididas pelos capítulos em que ocorrem.

Existem inúmeras opções no jogo, este artigo se concentra apenas nas principal aqueles que mudarão completamente o resultado do jogo.

Baldur’s Gate 3

  • Lançado 3 de agosto de 2023
  • Desenvolvedor(es) Estúdio Larian

Todas as escolhas importantes do Ato 1

Baldur's Gate 3: As maiores escolhas da história principal, explicadas

O Ato 1 tem algumas opções que permanecerão com você durante todo o jogo. (Ele também tem ótimas coisas que você não vai querer perder.) Aqui está um resumo das escolhas que mudarão o jogo.

Você deveria ficar do lado de Karlach ou dos Paladinos de Tyr?

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Uma coisa que você encontrará no início do Ato 1 é a situação difícil de Karlach. Wyll lhe dirá que ela é um demônio diabólico que precisa ser morto, assim como os Paladinos de Tyr. No entanto, Karlach jura que tudo é um mal-entendido.

Se você ficar do lado de alguém que não seja Karlach, ela morrerá no início do jogo e você não poderá recrutá-la. Isso significa que você precisa ficar do lado dela se quiser recrutá-la.

Você deve ficar do lado dos druidas ou dos goblins?

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Algo que a maioria dos fãs sabe imediatamente o que quer fazer é se querem ficar do lado dos Druidas ou dos Goblins. Se você estiver interpretando um bom personagem, você vai querer ficar do lado dos Druidas, o que permitirá recrutar Halsin.

Se você está interpretando um personagem maligno, você quer ficar do lado dos Goblins. Isso permitirá que você recrute Minthara. Não importa com quem você vá, você poderá continuar a história; você terá muito sangue inocente em suas mãos se ficar do lado dos Goblins.

Um dos patches posteriores do jogo permitiu recrutar Minthara sem matando os druidas.

O Subterrâneo ou a Passagem da Montanha?

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Pegar o Mountain Pass ou a rota Underdark é uma escolha que realmente não muda o jogo; entretanto, se você não voltar e seguir o outro caminho, perderá um desses caminhos. Se você pegar o Mountain Pass, encontrará alguns personagens únicos.

O Underdark permitirá que você interaja com Grymforge, que é um lugar super legal que você pode perder completamente. No geral, não importa, já que você pode terminar uma rota e voltar para fazer outra, mas se não fizer isso, poderá perder áreas inteiras.

Todas as escolhas importantes do Ato 2

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O Ato 2 tem algumas escolhas mais importantes nas quais você deve pensar. A maior escolha em todo o jogo chega ao auge no Ato 2, e você precisará decidir o que fazer. (Ele também contém algumas coisas que você não vai querer perder.) Aqui está um resumo de todas essas escolhas e seus resultados.

Você pode confiar em Isabel?

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Ao chegar ao Last Light Inn durante o Ato 2, você encontrará Isobel. Ela é uma sacerdotisa de Selune e filha de Ketheric Thorm. Quando você a conhecer, ela será visitada por Marcus, um agente do Absoluto e Ketheric Thorm.

Você precisará então decidir se confia em Isobel ou Marcus para lhe dizer a verdade. Se você confia em Isobel, precisará matar Marcus. Porém, Isobel acaba contando a verdade. Se você não confia em Isobel, precisará ajudar Marcus a sequestrá-la.

Isso a levará para Moonrise Towers e, eventualmente, para a Mind Flayer Colony abaixo. O que, por sua vez, fará com que todos no Last Light Inn sejam mortos, incluindo Jaheira.

Embora possa não parecer à primeira vista, esta pode ser uma das maiores escolhas que você terá que fazer. Se você deixar Isobel morrer, você perderá Jaheira e Minsc como companheiros, os Tieflings e todos no Last Light Inn morrerão, e você poderá potencialmente levar Shadowheart por um caminho sombrio.

O que você deve fazer com a canção noturna?

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A última grande escolha no Ato 2 é se você deve ou não matar o Nightsong. Esta decisão tem consequências importantes para o jogo e para Shadowheart em particular. O bom caminho é salvar o Nightsong de Shar.

Isso fará com que Shadowheart se afaste de Shar e permita que Nightsong e Isobel se juntem ao seu acampamento temporariamente e eventualmente se tornem seus aliados na batalha final. Se você não salvá-la, você fará com que Shadowheart se aprofunde no abraço de Shar e perca o verdadeiro romance com o personagem.

Todas as escolhas importantes do Ato 3

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O Ato 3 é o ato final do jogo e tem algumas decisões importantes a tomar. Algumas das decisões são apenas aquelas que terão resultados menores, enquanto outras mudam todo o curso do jogo. (Você também pode encontrar algumas coisas interessantes que não vai querer perder neste ato.)

Você deve se tornar um devorador de mentes?

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Tornar-se um Mind Flayer é uma escolha feita ao longo do jogo. No entanto, no Ato 3, o Imperador pedirá que você se comprometa totalmente em se tornar um. Esta é uma escolha que mudará a forma como o jogo termina.

Se decidir se tornar um, você terá a opção de trair o Imperador e ficar do lado de Orfeu sem transformar outra pessoa em um Devorador de Mentes. Você também terá algumas habilidades incríveis. Porém, existem personagens que olharão para você de forma diferente para esta decisão.

Você deveria fazer um acordo com Raphael?

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Raphael é um demônio astuto que está mais do que disposto a fazer acordos com você. A questão é se você deve confiar nele. Se você confiar nele, ele receberá a Coroa de Karsus, o que significa que Gale terá um final muito ruim.

Você receberá o Martelo Órfico imediatamente, mas isso é algo que você poderá obter mais tarde. Isso significa que não há realmente uma razão para fechar o negócio a não ser para economizar tempo.

Se você não fechar o acordo, poderá obter o Martelo Órfico de seu reino, a Casa da Esperança. Você pode então decidir sobre a próxima decisão importante.

Você deveria ficar do lado do imperador ou de Orfeu?

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A próxima grande decisão é se devemos confiar no Imperador ou em Orfeu. Depois de aprender a verdade sobre quem era o Imperador quando era mortal, pode ser difícil olhar para ele da mesma maneira novamente. Isso pode fazer você querer libertar Orpheus (o que você precisa fazer com o Orphic Hammer na última decisão).

A verdade é que quem você está do lado só importa por um motivo específico. Você precisa de um Mind Flayer para controlar o Absoluto, ou seja, se você ficar do lado de Orpheus, um de vocês precisará se tornar um Mind Flayer.

No entanto, ficar do lado de Orfeu lhe dará muitas informações básicas sobre os Githyanki que você talvez não conheça. Esta é uma escolha que realmente depende de você, mas muda a forma como o final se desenrola.

Se você for um Mind Flayer, precisará escapar de Baldur’s Gate. Se Orpheus for um Mind Flayer, ele pedirá para você matá-lo. Se você ficar do lado do Imperador, não terá que decidir.

O que fazer com o Netherbrain

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A decisão final (e maior) a tomar é o que fazer com o Netherbrain. Depois de reunir seus aliados, você descobre que o Elder Brain é na verdade um Netherbrain. Você precisará combatê-lo para salvar Baldur’s Gate.

Depois de derrotado, você precisará decidir o que fazer com ele. Você pode controlar o Netherbrain e dominar o mundo, ou pode matá-lo e salvar o mundo. Se você controlá-lo, qualquer personagem que seja um Mind Flayer será morto (a menos que seja você).

Você pode então assumir o controle dele e sua cena final é controlá-lo. Se você matá-lo, poderá ver como terminam todas as histórias do seu companheiro e verá o epílogo.

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